SOMOS OS MÁIORES !!! França, zona rural central do país, à beira da estrada e junto a qualquer povoação por mais pequena que seja, leio em tabuletas de madeira junto a casas: "Vinho Regional vende-se !", mais á frente "Mel Puro da Região vende-se!", noutra localidade vende-se calçado feito á mão. Entro e fico maravilhado com os produtos , após uma conversa amena e agradável com o produtor , vestido de camisa de xadrez , bóina e botas de borracha, ainda me apresenta os filhos que brincam no jardim de volta de uma vaca leiteira que carinhosamente tratam ao lado da casa e que por sinal lhes forneçe o leite diário, e me apresenta a esposa que de botas de borracha e suor ao longo da cara, se sente um pouco envergonhada, por assim receber visitas, mas muito sorridente.
Já no meu canto, em Portugal, passo pelo Alentejo , mas orgulho dos orgulhos aqui somos maíores .... qual mel , qual sapatinhos, quais ninharias, aqui vejo também algumas tabuletas: "Vendo Quinta 50 hectares" , outra: " Vendo Herdade 120 hectares". Paro numa delas , olho um Jeep Cherokee, um senhor de sapatinhos de vela, patilhas à moda do Bocage, espreito por entre um portão , mas sou recebido por um cão com saliva e com os dentes maiores do que ele, ouço um assobio, uma senhoria ofusca-me por ser loura e ter um batalhão de brincos brilhantes pendurados, e os putos choram porque pisaram algo que não sabem o que é mais que cheira muito mal. Consigo descernir um grito á distância que me diz: "O que quer?"
Enfim tirem daqui as vossas conclusões , porque eu vou ali num instantinho para o canto chorar um bocado.
Nota: O Françês é investigador químico e foi já deputado no parlamento Europeu. O Português não chegou a completar o curso de Direito, mas a mulher tem uns trocos.
Sem comentários:
Enviar um comentário